Porque envelhece a nossa pele?

Porque envelhece a nossa pele?

O que faz a pele por nós? A ler Porque envelhece a nossa pele? 3 minuto

Na última publicação deste blog falei sobre as variadas e importantes funções da pele. Mas para desempenhar tantas funções, a nossa pele contém milhares de células com características muito distintas que se organizam para executar diferentes papéis.

A epiderme tem quatro importantes tipos de células: os queratinócitos que são as principais células da epiderme e produzem a proteína queratina, que protege a pele e encontra-se também nas unhas e no cabelo; os melanócitos que produzem a melanina que dá cor à pele e nos protege dos raios UV; as células de Langerhands que têm um importante papel no nosso sistema imunitário; e as células de Merkel que são células sensoriais e permitem-nos ter tato.

O nosso organismo liberta diariamente milhares de células mortas. Na realidade, as células das camadas superiores da pele são continuamente eliminadas e substituídas pelas células das camadas mais profundas, que ascendem à superfície num processo de maturação, que se completa em média em 28 dias.

A derme encontra-se sob a epiderme. As principais células que constituem a derme denominam-se fibroblastos e são responsáveis pelas fibras constituintes da derme.

A parte superior da derme é rica em terminações nervosas, enquanto a parte inferior é constituída por colagénio, elastina e ácido hialurónico, de que ouvimos falar também em muitos produtos de cuidados para a pele.

Na prática, o colagénio dá apoio e firmeza à pele, a elastina oferece elasticidade à pele, permitindo que volte à forma inicial depois de sofrer pressões. Por outro lado, o ácido hialurónico tem uma consistência gelatinosa e tem a capacidade de reter uma elevada quantidade de água, pelo que mantém a pele suave e hidratada.

Durante o envelhecimento as células da nossa pele vão ficando mais pequenas e em menor quantidade, pelo que a pele perde eficácia nas suas funções principais e torna-se mais fina, mais flácida, mais seca, com menor capacidade de cicatrização e com linhas mais profundas.

Só após conhecermos a estrutura da pele, e percebermos o que acontece à pele à medida que envelhecemos, podemos tomar melhores decisões sobre os cuidados a ter para evitarmos alguns dos problemas mais comuns da pele.

Falarei disso no próximo texto.

Acompanhe os textos do blog em https://dnatureza.pt/blogs/news