Cosmética artesanal ecológica de qualidade extra com plantas aromáticas e medicinais

MISSÃO 

Os cosméticos portugueses D'NATUREZA são elaborados com azeite extra virgem, manteigas e óleos vegetais nobres, plantas aromáticas e medicinais e os seus óleos essenciais. São cosméticos ecológicos, com ingredientes autênticos que hidratam, nutrem, regeneram e protegem a pele. São produzidos artesanalmente, aliando os saberes ancestrais com os conhecimentos científicos atuais de forma a corresponder às necessidades diárias de uma pele saudável. Todos os produtos sofrem um rigoroso controlo de qualidade e são elaborados de acordo com a legislação vigente. 

ÓLEOS E MANTEIGAS VEGETAIS 

São usadas matérias primas de origem vegetal, provenientes de frutas e sementes, como os óleos e manteigas de azeitona, avelã, amêndoa, alperce, manga, jojoba, karité, cacau, entre outros. Estas matérias primas contêm constituintes semelhantes aos que existem na nossa pele, o que lhes confere uma qualidade extrema, sendo excelentes bases para qualquer tratamento cosmético. Esta similaridade torna os óleos e manteigas vegetais muito eficazes no tratamento de alguns problemas de pele, devido à capacidade de serem rapidamente absorvidos, nutrindo, regenerando, equilibrando toda a epiderme e atribuindo-lhe sensação de conforto e bem-estar. O azeite, em particular, é utilizado em cosmética desde há milhares de anos sendo amplamente reconhecidas as suas propriedades hidratantes e nutritivas. 

ÓLEOS ESSENCIAIS 

Os óleos essenciais são substâncias aromáticas encontradas em algumas flores, ervas, frutas e especiarias. Na natureza, os óleos essenciais têm a função de proteção da planta, garantindo o seu crescimento saudável, mas também a propagação da espécie. Algumas das funções que os óleos essenciais exercem na planta podem ser relacionadas com a sua atividade no organismo humano. Os óleos essenciais desenvolvem vasta amplitude de ações terapêuticas, pelo que quando incorporados no dia-a-dia podem trazer benefícios para a saúde física, mental e emocional. Apresentam, por exemplo, ação comprovada ao nível da proteção e rejuvenescimento da pele. O seu preço é geralmente muito mais elevado do que a maioria das essências comercializadas no mercado que, ao contrário dos óleos essenciais, são produzidas sinteticamente em laboratório, possuindo em geral um cheiro agradável, mas destituídas de qualquer propriedade terapêutica.

QUALIDADE E SEGURANÇA

A fim de demonstrar que os produtos cosméticos são seguros para a saúde humana, nos termos do Regulamento 1223/2009, antes da colocação no mercado todos os produtos cosméticos D´NATUREZA foram submetidos a uma avaliação de segurança e foi elaborado um ficheiro de informações sobre cada cosmético, prontamente acessível às autoridades competentes.

Os produtos D`NATUREZA são produzidos seguindo boas práticas de fabrico, de acordo com a norma harmonizada ISO 22716:2007 (Cosmetics - Good Manufacturing Practices (GMP) - Guidelines on Good Manufacturing Practices).

Todos os produtos foram notificados à Comissão Europeia, de acordo com o previsto nos números 1 a 8 do art.º 13.º do Regulamento 1223/2009,  através do portal CPNP (Cosmetic Products Notification Portal) e efetuados os registos necessários no INFARMED.

Para efeitos do cumprimento das suas obrigações legais e enquanto responsável pela colocação de produtos embalados no território nacional, a d'Natureza - Saboaria da Serra, Lda optou pela adesão a um sistema integrado,  transmitindo assim a sua responsabilidade pela gestão dos resíduos das suas embalagens a uma entidade gestora licenciada para exercer essa atividade, a Sociedade Ponto Verde.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A d'Natureza - Saboaria da Serra, Lda é uma empresa associada da Fundação ADFP Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, sediada em Miranda do Corvo.  Aposta no convívio intergeracional e na inclusão de pessoas com deficiência, doença mental e minorias étnicas, promovendo o desenvolvimento local sustentado. A ADFP é proprietária do Parque Biológico da Serra da Lousã, Hotel Parque Serra da Lousã 4*, Conimbriga Hotel do Paço 4*, Templo Ecuménico Universalista, Hospital Compaixão, entre outras infraestruturas que servem de apoio às atividades assistenciais da Fundação.