Cosmética artesanal ecológica de qualidade extra  com plantas aromáticas e medicinais

Nasci em Coimbra em 1972 e sou a fundadora da D'NATUREZA.

De memórias antigas, guardo as da minha avó materna a fazer sabão com as borras de azeite que restavam no fundo de enormes garrafões empalhados e, ainda, de eu ir apanhar pétalas de rosas no jardim para fazer perfumes, que guardava nuns pequenos frascos de vidro.

Tudo isto me despertava grande fascínio e curiosidade e, talvez, já houvesse aqui e ali um prenúncio...

Trabalhei em outras áreas e chego a este projeto em 2016. Fundei a D'NATUREZA com o apoio da maior Instituição de Solidariedade Social de Miranda do Corvo, a Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, que se associou com entusiamo à empresa.

Sou Licenciada em Química Industrial pela Universidade de Coimbra, Mestre em Gestão do Ambiente pela Universidade de Aveiro, Pós-Graduada em Cosmetologia Avançada - Regulamentação e em Cosmetologia Avançada - Formulação, ambas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Possuo, entre outros, Formação Profissional em Biocosmética pelo IPN e formações em Plantas em Cosmética e Dermatologia, em Saboaria Avançada, em Óleos Essenciais e Certificação em Formação Pedagógica de Formadores. Estou a terminar a minha Certificação Profissional em Aromaterapia, pelo IPA e pela DGERT.

Este conhecimento técnico e a experiência que todos os dias vou adquirindo, num percurso de muito profissionalismo, paixão e transparência, é a base da construção de relações de forte confiança com os clientes, que encontram na D'NATUREZA o parceiro ideal para os seus projetos e negócios.

A minha missão, e a da D'NATUREZA, é fazermos todos os dias mais e melhor, com pleno respeito pela natureza e pelo ambiente, trabalhando sempre para criar produtos inovadores, apostar na qualidade superior dos nossos cosméticos, destacarmo-nos pela autenticidade e integridade e ficarmos cada vez mais próximos de todos os nossos clientes.

Um abraço amigo,

Cláudia Mendes

OS COSMÉTICOS D'NATUREZA

Os cosméticos portugueses D'NATUREZA são elaborados com azeite extra virgem, manteigas e óleos vegetais nobres, plantas aromáticas e medicinais e os seus óleos essenciais. São cosméticos ecológicos, com ingredientes autênticos que hidratam, nutrem, regeneram e protegem a pele. São produzidos artesanalmente, aliando os saberes ancestrais com os conhecimentos científicos atuais de forma a corresponder às necessidades diárias de uma pele saudável. Todos os produtos sofrem um rigoroso controlo de qualidade e são elaborados de acordo com a legislação vigente.

ÓLEOS E MANTEIGAS VEGETAIS

São usadas matérias primas de origem vegetal, provenientes de frutas e sementes, como os óleos e manteigas de azeitona, avelã, amêndoa, alperce, manga, jojoba, karité, cacau, entre outros. Estas matérias primas contêm constituintes semelhantes aos que existem na nossa pele, o que lhes confere uma qualidade extrema, sendo excelentes bases para qualquer tratamento cosmético. Esta similaridade torna os óleos e manteigas vegetais muito eficazes no tratamento de alguns problemas de pele, devido à capacidade de serem rapidamente absorvidos, nutrindo, regenerando, equilibrando toda a epiderme e atribuindo-lhe sensação de conforto e bem-estar. O azeite, em particular, é utilizado em cosmética desde há milhares de anos sendo amplamente reconhecidas as suas propriedades hidratantes e nutritivas.

ÓLEOS ESSENCIAIS

Os óleos essenciais são substâncias aromáticas encontradas em algumas flores, ervas, frutas e especiarias. Na natureza, os óleos essenciais têm a função de proteção da planta, garantindo o seu crescimento saudável, mas também a propagação da espécie. Algumas das funções que os óleos essenciais exercem na planta podem ser relacionadas com a sua atividade no organismo humano. Os óleos essenciais desenvolvem vasta amplitude de ações terapêuticas, pelo que quando incorporados no dia-a-dia podem trazer benefícios para a saúde física, mental e emocional. Apresentam, por exemplo, ação comprovada ao nível da proteção e rejuvenescimento da pele. O seu preço é geralmente muito mais elevado do que a maioria das essências comercializadas no mercado que, ao contrário dos óleos essenciais, são produzidas sinteticamente em laboratório, possuindo em geral um cheiro agradável, mas destituídas de qualquer propriedade terapêutica.

QUALIDADE E SEGURANÇA

A fim de demonstrar que os produtos cosméticos são seguros para a saúde humana, nos termos do Regulamento 1223/2009, antes da colocação no mercado todos os produtos cosméticos D´NATUREZA foram submetidos a uma avaliação de segurança e foi elaborado um ficheiro de informações sobre cada cosmético, prontamente acessível às autoridades competentes.

Os produtos D`NATUREZA são produzidos seguindo boas práticas de fabrico, de acordo com a norma harmonizada ISO 22716:2007 (Cosmetics - Good Manufacturing Practices (GMP) - Guidelines on Good Manufacturing Practices).

Todos os produtos foram notificados à Comissão Europeia, de acordo com o previsto nos números 1 a 8 do art.º 13.º do Regulamento 1223/2009, através do portal CPNP (Cosmetic Products Notification Portal) e efetuados os registos necessários no INFARMED.

Para efeitos do cumprimento das suas obrigações legais e enquanto responsável pela colocação de produtos embalados no território nacional, a d'Natureza - Saboaria da Serra, Lda optou pela adesão a um sistema integrado, transmitindo assim a sua responsabilidade pela gestão dos resíduos das suas embalagens a uma entidade gestora licenciada para exercer essa atividade, a Sociedade Ponto Verde.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A d'Natureza - Saboaria da Serra, Lda é uma empresa associada da Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, sediada em Miranda do Corvo. Esta Fundação aposta no convívio intergeracional e na inclusão de pessoas com deficiência, doença mental e minorias étnicas, promovendo o desenvolvimento local sustentado. A ADFP é ainda proprietária do Parque Biológico da Serra da Lousã, Hotel Parque Serra da Lousã 4*, Conimbriga Hotel do Paço 4*, Templo Ecuménico Universalista, Hospital Compaixão, entre outras infraestruturas que servem de apoio às atividades assistenciais da Fundação.